segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sobre os pequenos


Assim são os pequenos, chupeta na boca.
As crianças pequenas em sua maioria fazem uso das chupetas. Algumas ainda utilizam outros adereços, mas aqui vamos nos dedicar a falar da chupeta. Alguns usam o próprio dedo para satisfazer a necessidade de sugar nos diversos momentos do dia.
Mas como fazer para fazê-los parar?
Como podemos ajudá-los?
O uso da chupeta pode ser uma fase passageira, tudo depende do adulto que o acompanha em sua rotina diária.
Por isso é preciso compartilhar essa tarefa, pais e professores.
Ajudar a criança a deixar a chupeta não é tarefa fácil, mas é responsabilidade para ambas as partes.

O uso da chupeta
Em tenra idade, a boca assume muito mais do que uma função alimentar. É através do reflexo de sucção que o bebé vai explorando e descobrindo o mundo.
O reflexo da sucção é algo inato e muitos bebés já "chucham" o dedo, na barriga da mãe. Na criança pequena, a sucção de um dos dedos ou da chupeta, tem uma função de autocontrole, conforto e acalma. A chupeta tranquiliza o bebé e numa fase inicial é a forma mais fácil de acalmá-lo.
Existem alguns argumentos a favor do uso da chupeta, no entanto nem todos estão comprovados, sendo assim, alguns dos argumentos apontados são:
-Reduz o risco de síndrome de morte súbita do lactente (SMSL). Vários estudos relacionaram o uso de chupeta para dormir com uma diminuição do risco de SMSL. Este fator preventivo será multifatorial e não está presente no caso da sucção dos dedos;
- Facilita a alternância ventilatória oral, no caso de oclusão nasal;
- Promove o decúbito dorsal, forçando assim uma posição preventiva da SMSL;
- A sucção estimula a tensão muscular a nível das vias aéreas superiores;
- Acalma. A chupeta acalma o bebé nas situações em que os pais não podem responder imediatamente, propiciando menos gasto energético;
- Dá ritmo, coordenação, força muscular e evita o sugar do dedo, que se pode tornar um hábito (no início como pacificador de uma necessidade sensório motora);
- Induz o sono. O movimento de sucção ajuda o bebê a adormecer mais rapidamente;
- Quando os bebês não têm chupeta, "chucham no dedo". O hábito de sugar o dedo pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos seus maxilares, promovendo o padrão anteriorizado da língua entre as gengivas ou dentes, causando deformação na arcada dentária e alteração da produção de sons.
Argumentos contra o uso da chupeta:
- Interfere com a amamentação. Reduz a intensidade de estimulação do mamilo, o que leva a uma diminuição da produção de leite. Por outro lado, a chupeta pode desmotivar o bebé, visto a sucção não lhe permitir obter calorias. Se a mãe quer amamentar, é melhor esperar e oferecer a chupeta apenas quando a amamentação estiver bem estabelecida;
-Favorece o aparecimento de otites. Estudos recentes demonstraram que as otites do ouvido médio são mais frequentes nos bebés que usam chupeta continuamente;
-Veículo de bactérias e partículas;
-Pode atrasar o desenvolvimento da linguagem. Um bebé que está sempre com a chupeta vocaliza e palra menos e a partir dos 12 meses de idade poderá ter mais dificuldade na aquisição da linguagem;
-Provoca dependência. São conhecidos os dramas vividos pelos pais e crianças na altura de deixar a chupeta;
- Pode provocar deformação dentária. O risco aumenta se o hábito se prolongar para além dos 2 anos. Se os pais optarem por usar a chupeta, devem utilizá-la racionalmente: o mínimo possível, sendo indicada em momentos de stress ou para adormecer e não sempre que este chora, apenas até o bebê se acalmar ou adormecer. Quando normalmente ele a larga não deve ser recolocada.
O uso da chupeta deverá ser interrompido desde que a criança se mostre desinteressada, o mais cedo possível. A partir dos 2 anos deverá já ter deixado a chupeta.
Curiosidades sobre as características das chupetas:
– Existem três tamanhos – dos 0 aos 3 meses, dos 3 aos 6 meses e a partir dos 6 meses;
– Ventiladas, simétricas ou anatómicas;
– Esterilizadas com vapor e anel de segurança;
– Formato gota com válvula, que permite a expulsão do ar;
– Modelos com argola ou com manípulo;
– O disco deve ter 4,3 centímetros de largura e orifícios de ventilação;
– O material ou é de látex ou de silicone;
– Deve-se evitar os modelos de silicone quando surge a dentição;
– Se surgirem alterações como edema e/ou comichão nos lábios, nas bochechas, na língua, provavelmente deu-se uma sensibilização ao látex (as manifestações alérgicas a este material são pouco frequentes);
– Se estiver deteriorada, deve ser substituída de imediato(no caso de bebês).
Algumas dicas para ajudar a deixar a chupeta:

1. TENTE AOS POUCOS Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.
2. FORA PRENDEDOR Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada.

3. FAÇA UMA TROCA
No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca.

4. GOSTO RUIM
Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba.

5. MARQUE O DIA
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Se não ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la.


Fonte: nomundodascrincas.blogspot.com
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5625-15046,00.html

Um comentário:

Andrea disse...

Minha filha começou a sugar o polegar com 1 mês de idade. Tentava tirá-lo e introduzir a chupeta mas, foi em vão, ela não aceitou.