domingo, 27 de novembro de 2011

Dasabafos de uma educadora

Estive a pensar sobre minha trajetória...

Sonhava em trabalhar com as crianças pequenas. O curso de magistério, o primeiro estágio, em uma  sala  no pré-escolar. Encantamento! 
Anos depois, minha primeira turma de Educação Infantil em uma escola só de Educação Infantil. Afinal, tinha muito medo de pegar crianças maiores!!!
Os anos se passaram e lá estava eu, 1º período, 2º período, 3º período, sempre na pré-escola.
E uma professora tão apaixonada pela Educação não podia escolher outro curso se não PEDAGOGIA. Foi então que quis conhecer o trabalho do Ensino Fundamental em uma escola de Ensino Fundamental e uma grande experiência: uma turma de crianças de 06 anos, FASE INTRODUTÓRIA. Quantos desafios, quantas aprendizagens.
Conclui então o curso de pedagogia que me fez ampliar o olhar, conhecer e discutir novas experiências, refletir sobre aquilo que até então era o certo, a partir do que eu sabia fazer. 
Pós Graduação em Alfabetização, afinal este era o meu foco no momento. Mais uma pós e desta vez Especialista em Educação Infantil, afinal esta paixão estava lá, guardadinha!
Mas a oportunidade da coordenação chegou e com ela o grande desafio de fazer de uma instituição um espaço de cuidar e educar e eu sabia bem o que era isso, afinal tinha me debruçado nesta disciplina na graduação. 
Coincidência? Não. Destino mesmo.
Muitos desafios, estudo, decepções, conflitos e muitas, muitas aprendizagens!
Todos os que passaram deixaram um pouco de si e talvez levaram um pouco também. Mas eu, levei muito, de todos, adultos e crianças.
E aqui estou eu, hoje coordenadora da Rede municipal de Ensino, responsável pelo Núcleo de Educação Infantil.
Pare e pense: MUITA COISA!!!!!
Muito trabalho, estudo, referência, discussão, responsabilidade, construção, desafios, angústias, alegrias, conquistas, amizades, confiança, autonomia, prudência, organização...
E nessa trajetória muitas pessoas especiais.
Pessoas que passaram e marcaram pela tristeza e pela alegria, pela inveja e pelo respeito, mas que de alguma forma me fizeram caminhar sempre em frente e me fazer acreditar que é possível fazer uma Educação de Qualidade para as Crianças Pequenas.
Preciso dizer sobre minhas conquistas, meus desafios, minhas alegrias. Preciso valorizar cada dia, afinal todos muito turbulentos.
Valeu e vale muito a pena!!!!

Pensando em tudo isso que encontrei esse texto e compartilho com você.

"Falta-nos cada vez mais oxigénio para aguentarmos os nossos mergulhos diários na vida. Escassas são as coisas que nos sabem bem, raramente nos debruçamos sobre o bom e o positivo da vida, pouco partilhamos as vitórias. Essas parecem não chamar hoje a atenção de ninguém, não terem impacte nem venda. Basta repararmos nas mensagens que nos chegam da comunicação social para vermos infinitas razões para desânimo.
Se não andarmos felizes, como poderemos transmitir e ensinar aos outros alegria e vontade de viver? Como conseguiremos acreditar, e levar os outros a acreditar, que o que aí vem, no futuro, será melhor? De que forma passaremos a ideia de que é bom crescer e vale a pena ser adulto?
Por tudo isto nós professores e pais, sentimos interiormente a necessidade de iniciar uma nova era em que se respire positividade e êxito, se construam e se partilhem histórias bem conseguidas, e se criem maneiras de cada um se embrenhar nos pequenos-grandes sucessos de cada dia ao mesmo ritmo compulsivo com que hoje se afunda nas impossibilidades.
Mais do que um destino, o optimismo é uma doce e entusiasmada forma de viagem. Pelo optimismo podemos chegar a uma maior vontade de viver, a uma melhor saúde, e a maior estabilidade emocional."

Beijocas coloridas para vocês!

Nenhum comentário: