O encontro teve como objetivos:
· Socializar as ações com o Projeto Institucional - Artes - O desenho da criança;
· Discutir e socializar a organização do trabalho pedagógico das instituições, no que se referem aos tempos, espaços e atividades desenvolvidas;
· Pensar em formas de intervenção para ajudar os professores em sua prática pedagógica;
· Retomar aspectos importantes no trabalho com o Brincar e a Cultura Escrita.
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Iniciamos nossas discussões a partir da imagem e de nossa responsabilidade diante de cada criança que é admitida, mesmo quando a turma já está completa.
Foram muitas discussões, retomada aos objetivos do último encontro, dúvidas e socializações do trabalho desenvolvido por cada uma das participantes na instituição em que trabalha. Um espaço de troca, de socializar desafios e conquistas.
Alguns registros de avanços nas instituições:
- Creche Menino Jesus: A coordenadora relatou a atividade planejada em todas as turmas do 1º turno com a Linguagem Plástica. Destacou a sua participação durante a atividade, o envolvimento das professoras e crianças, mesmo os mais pequenos, e a devolutiva para as professoras. Este é o espaço do coordenador: planejar junto com o professor, observar, documentar e realizar uma devolutiva apontando avanços e pontos que merecem maior investimento;
- CEI Nancy Romani Duarte: As coordenadoras e supervisoras relataram a "Rodona" que vem acontecendo mensalmente na instituição. Um momento planejado por todos os professores do turno para socializarem atividades desenvolvidas com as crianças em sala;
- E. M. Carlos Henrique Róscoe: Os encontros de formação. Este foi o ponto destacado pela supervisora e coordenadora da instituição. Um espaço que vem se fortalecendo dentro da instituição e oportunizando estudo e reflexão sobre a prática. A exposição das produções da crianças, os avanços em relação à escrita dos professores no Portfólio e a prática do desenho com as crianças, cada vez mais rica também mereceram destaque nos relatos.
Assim o grupo se fortalece a cada encontro em relação às questões do atendimento em horário integral à criança pequena.
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