"Era uma vez" para crianças pequenas.
Ana Lúcia Antunes Bresciane*
Desde os primeiros meses de vida, as histórias podem fazer parte da vida infantil. Ao ler ou contar histórias para bebês e crianças pequenas, os professores abrem caminhos para uma interação surpreendente com o mundo da leitura e da escrita.
Cada vez que um adulto lê para uma criança pequena, é como fazer um convite para que ela ingresse no universo mágico da linguagem. Uma experiência que apresenta personagens divertidos, leva a lugares curiosos, oferece novos conhecimentos e permite inventar outras "realidades". O encantamento provocado pela narrativa e pela relação que o contador ou leitor cria com a criança favorece o interesse e a participação dela nessas situações.
E. M. Áurea Lima Taveira - CAIC**
Maternal II - Professora Fernanda Guedes
Em uma tarde do mês de o mês de novembro, as crianças da turma de Maternal II da professora Fernanda apresentaram aos pais um saral de poesias. O auditório foi cuidadosamente preparado para receber os pais e alguns convidados.
O cenário... com participação das crianças foi decorado.
Tudo colorido!!!
E assim começaram as apresentações.
Os familiares atentos a cada gesto das crianças.
Sorrisos, emoções e muitas palmas para os pequenos. A professora também merece destaque, afinal preparou tudo com muito carinho.
O Fantástico Mundo do Faz de Conta*
Ouvir, ler e dramatizar histórias é entrar em um mundo mágico cheio de surpresas, mistérios e encantos. É na participação ativa da criança, no contato com a obra literária que criamos possibilidades de formar leitores. Nesse ponto de vista professores de Educação Infantil não poderão resumir-se somente em contar as histórias para os alunos ouvirem, mas fazer com que participem ativamente dela.
Na interação criança e obra literária aflora-se a riqueza dos aspectos formativos nela apresentada de maneira fantástica, lúdica e simbólica. Na intensificação dessa interação, com ajuda de procedimentos pedagógicos adequados, a criança terá condições de relacionar e identificar de forma mais abrangente texto e contexto.
Na interação criança e obra literária aflora-se a riqueza dos aspectos formativos nela apresentada de maneira fantástica, lúdica e simbólica. Na intensificação dessa interação, com ajuda de procedimentos pedagógicos adequados, a criança terá condições de relacionar e identificar de forma mais abrangente texto e contexto.
Portanto, a conquista do pequeno leitor se dá através da relação prazerosa com os livros infantis, poesias, sonho, fantasia e imaginação que se misturam numa realidade única, e o levam a vivenciar emoções em parceria com os personagens da história.
Trabalhar com crianças obras literárias é desvendar a importância na construção do conhecimento. Para tanto assim procedendo colaboramos para o seu desenvolvimento cognitivo e sócio – cultural.
...
Objetivo geral do trabalho
Desenvolver a oralidade, expressão corporal, criatividade, desenvoltura frente às apresentações, alcançando a meta da turma.
Objetivos específicos
Conhecer alguns contos clássicos;
Criar e recriar a partir da interpretação de textos;
Desenvolver a criatividade, autonomia e socialização;
Despertar o interesse e gosto pela leitura;
Conhecer algumas poesias;
Exercitar a memorização a partir da sequência das histórias e poesias.
Metoldologia
Visita à biblioteca
Construção de desenhos e fantoches dos personagens
Atividades interpretativas
Montagem de um livro com reconto de história
Montagem de um álbum com músicas, poesias, parlendas e etc ilustradas
pelas crianças
Rodas de conversa dando sequência às histórias
Confecção de adereços para as apresentações/Brincadeiras
AS BORBOLETAS
AS BELAS
BORBOLETAS
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM DE MUITA LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!E AS PRETAS, ENTÃO
OH, QUE ESCURIDÃO!
A ESTRELINHA
MARTINS D’ALVAREZ
VEJO À NOITE UMA ESTRELINHA
NO CÉU, PISCANDO, PISCANDO...
MAMÃE DIZ QUE ELA, DE LONGE,
PISCA, PISCA, ME CHAMANDO...
QUANDO EU CRESCER E PAPAI
ME COMPRAR UM AVIÃO,
VOU TE BUSCAR, ESTRELINHA,
NA PALMA DA MINHA MÃO.
NA TURMA DO PASSARINHO TEM ALEGRIA PRA VALER!
AS CRIANÇAS SE DIVERTEM COMEMOÇÃO E PRAZER!
PODE ATÉ PASSAR, MAS PRA SEMPRE VAMOSLEMBRAR,
DESSA TURMA GENIALCOM UM CARINHO ESPECIAL!
Objetivo geral do trabalho
Desenvolver a oralidade, expressão corporal, criatividade, desenvoltura frente às apresentações, alcançando a meta da turma.
Objetivos específicos
Conhecer alguns contos clássicos;
Criar e recriar a partir da interpretação de textos;
Desenvolver a criatividade, autonomia e socialização;
Despertar o interesse e gosto pela leitura;
Conhecer algumas poesias;
Exercitar a memorização a partir da sequência das histórias e poesias.
Metoldologia
Visita à biblioteca
Construção de desenhos e fantoches dos personagens
Atividades interpretativas
Montagem de um livro com reconto de história
Montagem de um álbum com músicas, poesias, parlendas e etc ilustradas
pelas crianças
Rodas de conversa dando sequência às histórias
Confecção de adereços para as apresentações/Brincadeiras
Registro de alguns momentos
AS BORBOLETAS
VINICIUS DE MORAES
BRANCAS
AZUIS AMARELAS E PRETAS BRINCAM
NA LUZAS BELAS
BORBOLETAS
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM DE MUITA LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!E AS PRETAS, ENTÃO
OH, QUE ESCURIDÃO!
A ESTRELINHA
MARTINS D’ALVAREZ
VEJO À NOITE UMA ESTRELINHA
NO CÉU, PISCANDO, PISCANDO...
MAMÃE DIZ QUE ELA, DE LONGE,
PISCA, PISCA, ME CHAMANDO...
QUANDO EU CRESCER E PAPAI
ME COMPRAR UM AVIÃO,
VOU TE BUSCAR, ESTRELINHA,
NA PALMA DA MINHA MÃO.
TURMA DO PASSARINHO
FERNANDA GUEDES NA TURMA DO PASSARINHO TEM ALEGRIA PRA VALER!
AS CRIANÇAS SE DIVERTEM COMEMOÇÃO E PRAZER!
PODE ATÉ PASSAR, MAS PRA SEMPRE VAMOSLEMBRAR,
DESSA TURMA GENIALCOM UM CARINHO ESPECIAL!
FOLHINHA VERDE
MARIETA LEITE
FOLHINHA VERDE,
FICA QUIETINHA.
PARADA NO RAMO,
SEM BALANÇAR.
VEM UM VENTO LIGEIRINHO...
SOPRA DE LÁ, SOPRA DE CÁ!
A LINDA ROSA JUVENIL
XUXA
A LINDA ROSA JUVENIL, JUVENIL, JUVENIL
A LINDA ROSA JUVENIL, JUVENIL
VIVIA ALEGRE EM SEU LAR, EM SEU LAR, EM SEU LAR
VIVIA ALEGRE EM SEU LAR, EM SEU LAR
E UM DIA VEIO UMA BRUXA MÁ, MUITO MÁ, MUITO MÁ
UM DIA VEIO UMA BRUXA MÁ, MUITO MÁ
QUE ADORMECEU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM, BEM ASSIM
QUE ADORMECEU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM
E O TEMPO PASSOU A CORRER, A CORRER, A CORRER
E O TEMPO PASSOU A CORRER, A CORRER
E O MATO CRESCEU AO REDOR, AO REDOR, AO REDOR
E O MATO CRESCEU AO REDOR, AO REDOR
E UM DIA VEIO UM BELO REI, BELO REI, BELO REI
E UM DIA VEIO UM BELO REI, BELO REI
QUE DESPERTOU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM, BEM ASSIM
QUE DESPERTOU A ROSA ASSIM, BEM ASSIM
BATEMOS PALMAS PARA O REI, PARA O REI, PARA O REI
BATEMOS PALMAS PARA O REI, PARA O REI
PASSARINHO FOFOQUEIRO
JOSÉ PAULO PAES
UM PASSARINHO ME CONTOU
QUE A OSTRA É MUITO FECHADA,
QUE A COBRA É MUITO ENROLADA,
QUE A ARARA É UMA CABEÇA OCA,
E QUE O LEÃO MARINHO E A FOCA...
XÔ, PASSARINHO! CHEGA DE FOFOCA!
A ENXADINHA
MINHA ENXADINHA TRABALHA BEM;
CORTA MATINHOS NUM VAI E VEM.
MINHA ENXADINHA VAI DESCANSAR
PARA AMANHÃ RECOMEÇAR
ADEUS, ROCINHA,
ADEUS, TRABALHO!
A VÓS, PLANTINHAS,
O DOCE ORVALHO.
* Ana Lúcia Antunes Bresciane é psicóloga e formadora do Instituto Avisa Lá
** A E. M. Áurea Lima Taveira - CAIC atende crianças de 03 a 05 anos em horário parcial.
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